O processo de programação inicia-se com a edição de um programa-fonte e termina com a geração de um programa-executável.
Um programa-fonte deve ser criado em um editor de textos (sem formatação). Após a criação, este programa é submetido a um compilador que analisa o código-fonte e o converte este para um código-objeto (ou programa-objeto). O código-objeto é a versão em linguagem de máquina do programa-fonte.
Se o programa contiver chamadas a funções das bibliotecas (função cosseno, por exemplo) o ligador junta o programa-objeto com a(s) respectiva(s) biblioteca(s) e gera um código-executável (ou programa-executável).
Principais Termos:
- Código-Fonte: criado em um editor de textos, contendo os comandos da linguagem de programação (C, Pascal...). Serve como entrada para o compilador.
- Código-Objeto: criado pela conversão do código-fonte em linguagem de máquina. É gerado pelo compilador. Só é criado quando não há erros no código-fonte. (Extensão do código-objeto: .OBJ)
- Ligador ou Linkeditor: "junta" o código-objeto com as bibliotecas necessárias para gerar o programa-executável. (Extensões das bibliotecas: .DLL ou .LIB)
- Programa Executável: código que pode ser executado pelo sistema operacional. (Extensão do programa-executável: .EXE)
- Tempo de Compilação: durante o processo de conversão entre código-fonte e código-objeto.
- Tempo de Execução: após a ativação do programa executável.
Sem comentários:
Enviar um comentário