quinta-feira, 28 de maio de 2015

Visual Basic


Visual Basic (abreviado como VB) é uma linguagem de programação produzida pela empresa Microsoft, e é parte integrante do pacote Microsoft Visual Studio. Sua versão mais recente faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .Net. Sua versão anterior fez parte do Microsoft Visual Studio 6.0, ainda muito utilizado atualmente por aplicações legadas...

Exemplo de uma programação no visual basic realizada por nós :













Conceitos Básicos de Programação

O processo de programação inicia-se com a edição de um programa-fonte e termina com a geração de um programa-executável.
Um programa-fonte deve ser criado em um editor de textos (sem formatação). Após a criação, este programa é submetido a um compilador que analisa o código-fonte e o converte este para um código-objeto (ou programa-objeto). O código-objeto é a versão em linguagem de máquina do programa-fonte.
Se o programa contiver chamadas a funções das bibliotecas   (função cosseno, por exemplo) o ligador junta o programa-objeto com a(s) respectiva(s) biblioteca(s) e gera um código-executável (ou programa-executável).


FluxoDeProgramacao.jpg (35991 bytes)


Principais Termos:
  • Código-Fonte: criado em um editor de textos, contendo os comandos da linguagem de programação (C, Pascal...). Serve como entrada para o compilador.
  • Código-Objeto: criado pela conversão do código-fonte em linguagem de máquina. É gerado pelo compilador. Só é criado quando não há erros no código-fonte. (Extensão do código-objeto: .OBJ)
  • Ligador ou Linkeditor: "junta" o código-objeto com as bibliotecas necessárias para gerar o programa-executável. (Extensões das bibliotecas: .DLL ou .LIB)
  • Programa Executável: código que pode ser executado pelo sistema operacional. (Extensão do programa-executável: .EXE)
  • Tempo de Compilação: durante o processo de conversão entre código-fonte e código-objeto.
  • Tempo de Execução: após a ativação do programa executável.