segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Realidade virtual

O que é a realidade virtual?


É o uso de diversas tecnologias digitais para criar a ilusão de uma realidade que não existe de verdade, fazendo a pessoa mergulhar em mundos criados por um computador. Ela começou-se a desenvolver em várias áreas a partir dos anos 70.


A Realidade Virtual é aplicada a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está a ver é praticamente real.

 Os elementos são interativos e alguns com aspectos tridimensionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador e possibilita a realização de uma navegação real pelo usuário. Pode ainda dizer-se que a Realidade Virtual é a técnica que permite a maior interação e imersão (sensação de estar dentro do que o computador projeta) a quem utiliza. 




Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual


       •    HMD (Head-Mounted Display) – Visualização – Capacete de visualização.


•      BOOM (Binocular Omni-Oriented Monitor) – Visualização – Caixa móvel para visão estereoscópica.


•    CAVE (Cave Automatic Virtual Envinonment) – Visualização – Espaço delimitado por três ou mais paredes de projeção stereo para visualização interativa.



•    Dataglove – Controlo e manipulação – Luva eletrónica que permite capturar os movimentos das mãos (e dos dedos) e usá-los para interagir com o utilizador.



•      Spacemouse – Controlo e manipulação – Dispositivo que permite um alto controlo do movimento, aumentando a produtividade e o conforto dos utilizadores que utilizam aplicações de software 3D.


•      Headphone - Audição – Permite ouvir sons provenientes de computador.

•      Fatos de realidade virtual – Controlo e manipulação – Indumentária que permite a interação do utilizador com o mundo virtual.



•      Ring Mouse – Controlo e manipulação – Rato 3D sem fios. A sua posição, XYZ, é detetada através de sensores ultrassónicos no espaço. Muito utilizado em ambientes virtuais.


•  Teclado - Na computação, é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador. É um tipo de periférico de entrada utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos.


•  Joystick - Periférico de computador pessoal ou um dispositivo geral de controle que consistem em uma vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem seu ângulo em duas ou três dimensões a um computador.


•  Rato - Periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica.



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